Lady e Clark Kent

 

Lhasa Apso

O cão sagrado do Tibet

 

 

Galeria Lhasa
Lhasa Galery - more dogs
 
Padrão comentado
Padrão Oficial FCI
Filhotes
 
 

História

Uma das quatro raças tibetanas, era criado pelos monges desde há quase um milênio, sendo privilegiada pois vivia dentro do Palácio de Potala, moradia oficial do Dalai Lama.

Sendo o Tibete um país montanhoso e cheio de vales profundos, onde o frio intenso e o mais árduo calor se confrontam, exigia do Lhasa-Apso uma constituição forte e vigorosa.

Era considerado sagrado jamais podendo ser vendido; e somente era presenteado a altos dignatários e autoridades políticas. Por este motivo a raça só alcançou o Ocidente nos anos 30 de nosso século. Nos estados Unidos da América começou a ser criado pela família Cutting sob o canil Hamilton Farms , linha de sangue esta utilizada até os dias de hoje.

Inteligentes, ágeis e com desenvolvido instinto para distinguir conhecidos de estranhos, os Lhasa-Apsos jamais perderam suas características de vigia e sua natureza vigorosa.

 

Sharkie

Personalidade

O Lhasa Apso exibe uma atitude especial alegre mas nunca exagerado. Seu temperamento é único: independente e resoluto , que exige uma paciente compreensão, além de características herdadas em sua terra natal como a calma e desconfiança com estranhos.

É uma grande personalidade num pequeno "pacote". É bem provável que quando um Lhasa Apso se olha no espelho veja um leão; talvez por isso era conhecido no Tibete como "Pequeno cão leão".

Principais características

A pelagem é longa e profusa, dividida desde a ponta do nariz até a inserção da cauda, de textura áspera e cobrindo todo o corpo do animal é inconfundível.

Sua altura na cernelha varia de 25,5 a 28 cm pesando por volta de 7 a 10 kg; é bem musculoso o que lhe permite fazer boas caminhadas com seu dono.

Cão de companhia por excelência, devido ao seu tamanho, perspicácia e temperamento tranqüilo, adapta-se facilmente a qualquer ambiente.

De grande longevidade não raramente atinge os 18 anos de vida.

Greta Garbo

Saúde

Não costuma apresentar problemas de saúde, sendo bastante robusto e também resistente às doenças virais típicas da tenra idade.

Deve-se fornecer alimentação balanceada e se possível não altera-la evitando assim dificuldades com o fígado.

Não é raça classificada como propensa a ter doenças nos olhos, bastando uma limpeza periódica dos mesmos com água boricada.

Manutenção e tratamento

Para os cães destinados apenas à companhia existem diversos tipos de tosa que facilitam o trato de sua pelagem.

A densa pelagem do Lhasa Apso exige banho em períodos entre 1 e 2 semanas com Shampoos e condicionadores humanos e secagem no secador; a escovação deve ocorrer a cada 2 ou 3 dias.

Para sua higiene devem ser cortados os pêlos das regiões anal, almofadas plantares e barriga. A limpeza das orelhas com produtos específicos também é recomendada.

 

Led Zeppelin